MARIZA: Uma mulher de fases!



Na semana passada, tivemos a oportunidade de entrevistar no Tá Gravado Brasil, o filho mais novo, João Eduardo de 14 anos, e a sobrinha, Ana Regina, da confinada Mariza Moreira e conhecer um pouco mais sobre a história dessa candidata ao prêmio do Big Brother Brasil que tem despertado tantas emoções nos brasileiros.


Ana Regina e João Eduardo

Tanto Ana Regina, quanto João Eduardo, foram extremamente acessíveis, civilizados e generosos em todas as suas colocações, demonstrando que educação e respeito é algo que definitivamente vem de berço. Em nenhum momento atacaram os desafetos da Mariza, apenas comentaram as situações ocorridas no jogo, revelando uma maturidade que tem sido difícil ser visualizada nas redes sociais até por pessoas que são adultas e bem mais velhas do que eles.

Como muitas vezes, algumas pessoas acabam perdendo a entrevista, estamos anexando o vídeo logo abaixo, pois assim, quem tiver interesse de conferir esse momento tão agradável que passamos com eles, é só clicar no play!




Através dessa entrevista, ficamos sabendo de fatos muito interessantes e divertidos sobre a vida de Mariza e toda a sua família, que sempre conquistaram seus objetivos com muito trabalho, perseverança, e sem nunca abandonar os seus ideais.


Família Moreira toda reunida

Quem poderia imaginar, por exemplo, que Mariza tinha sido bailarina clássica, cuidado de uma barraca de tapioca, antes de se dedicar à docência e vender suas peças de arte em pelo menos duas lojas?


Mariza na infância, como bailaria, e em vários momentos com seus familiares


Pois sim, essa é Mariza, um verdadeiro camaleão, uma mulher guerreira e batalhadora que venceu na vida às custas do seu próprio trabalho e como seus próprios filhos costumam dizer nas entrevistas: "a minha mãe sempre diz que o maior legado que os pais podem deixar para os seus filhos é a educação". E pelo que se pode constatar ao entrevistar seu filho mais novo, João Eduardo, aliado ao que tem sido noticiado na imprensa brasileira e internacional sobre seu filho mais velho, Caio, podemos afirmar que ela tem desempenhado a construção desse legado com maestria.


Mariza e seu pai I Mariza com seus filhos

Para quem ainda não sabe, Caio Guimarães, filho mais velho da Mariza, entrou para a lista dos 30 jovens mais influentes do Brasil antes dos 30 anos da revista americana Forbes.




Aos 24 anos, o estudante de engenharia elétrica da Universidade de Pernambuco, havia sido indicado por causa de um estudo que promove junto com a Wellman Center, instituição ligada à Harvard, por ter desenvolvido uma luz azul que elimina as bactérias sem a necessidade do uso de antibióticos ou de qualquer medicação. 

No youtube, tem um vídeo do Caio, onde ele compartilha uma história bastante inusitada da Mariza e canta a belíssima música Stand by Me, composta por Ben E King, Jerry Leiber e Mike Stoller, e que sempre faz muito sucesso quando regravada, especialmente quando foi interpretada por John Lennon.

Quem quiser conferir, é só dar play logo abaixo!




Agora que vasculhamos a vida pessoal da Mariza, vamos fazer uma análise sobre o seu comportamento no programa.

Mariza chegou na casa com um rosto meio assustado e através do seu semblante dava pra captar alguns de seus pensamentos: "Meu Deus, o que eu vim fazer aqui? E o que será de mim nesse programa?"

No entanto, logo se juntou com a tribo de pessoas que falava mais ou menos a sua "língua", que no caso eram Marco e Adrilles. E com a chegada de Aline, ganhou mais uma aliada, a proximidade entre elas, fez com que Fernando também se aproximasse cada vez mais do trio cultura: Marco, Adrilles e Mariza, pois eram as pessoas com quem Aline se dava melhor no confinamento, e com isso construíram uma aliança, um quinteto, que posteriormente veio a se tornar o alvo do restante da casa.

Apesar de ter se revelado a pessoa com a melhor visão de jogo dessa edição, Mariza poderia ter usado isso em seu benefício e traçado várias estratégias, quais sejam: ter sido omissa quando necessário, fazer a linha mamãe/amiga de toda a casa, guardar a sete chaves as estratégias de seu grupo e jogar com as pessoas da maneira mais fria e objetiva possível.

Mas não foi isso que aconteceu! Sempre votou favoravelmente ao seu grupo pra evitar que fossem juntos para o paredão, objetivando colocar pessoas na berlinda que tivessem mais chances de serem eliminadas e com isso aumentar a probabilidade dela ou de seus aliados continuarem no programa.

Algumas vezes se descontrolava e "metia os pés pelas mãos", acabava entregando uma jogada, falava algo que pudesse colocá-la em evidência naquela semana e acabar levando-a pra berlinda, pois essa é Mariza, um emaranhado de emoções que não teve medo de bater de frente com ninguém e não se calou em nenhum momento diante das situações que lhe foram impostas no jogo.

Teve uma cena divertidíssima em que foram apertá-la sobre uma determinada situação, logo nas primeiras semanas, e ela perdeu a paciência e abriu todo o jogo que havia sido traçado por seu grupo, na presença deles, e os deixando em uma saia bastante justa.

Depois de infindáveis conversas, Marco a convenceu de que esse comportamento poderia acabar lhe prejudicando e as pessoas que mais gostava na casa, desse momento em diante passou a ter um pouco mais de cautela, mas sempre que pode solta suas pérolas, pois se não for assim, não será ela, né gente?!

No penúltimo paredão, Mariza poderia ter ficado tranquila, sossegada na dela, e não ter movido um dedo pra colaborar pra ida de Rafael ao paredão. Primeiro porque até então estavam tendo uma relação tranquila e ele já havia dito que não votaria nela por enquanto, segundo porque ela receberia o anjo de Adrilles. Mas não foi isso que ela fez! 

Mariza mesmo depois de saber que receberia o anjo, foi pra "linha de frente" tentar evitar que Adrilles fosse para o paredão, uma vez que não queria que ele enfrentasse Cézar, pois desconfiava que ele era muito forte no jogo. Conversou com Cézar, tentou influenciar o voto dele no Rafael e fez o que pode pra que Adrilles não fosse pra berlinda com ele. Independente do fato de ter ocorrido o voto duplo e ter sido esse o motivo da indicação do Rafael, uma coisa é importante frisarmos: Mariza jamais poderá ser acusada de OMISSÃO. Esse pecado ela não carregará JAMAIS.

Outro fato que podemos constatar o que disse inicialmente sobre ela não usar estratégias que poderiam beneficiá-la no jogo foi o que ocorreu nessa última formação de paredão. Era visível que Mariza não queria enfrentar Cézar pois o considera forte, além disso, por ter uma ótima visão do jogo, sabia que com Fernando, que já havia abandonado o grupo deles há muito tempo e desde então vem tramando contra seus aliados iniciais sem o menor pudor, seria mais fácil permanecer na casa. Adrilles, por sua vez, não quis votar em Fernando porque acredita que ainda não é o momento, e sabe-se lá Deus quando será, né?!

Se ela quisesse forçar o voto de Adrilles no Fernando, ela poderia ter usado a estratégia de imunizar Cézar e com isso Adrilles acabaria votando em quem ela queria, mas mesmo sabendo dessa possibilidade, ela respeitou a decisão de seu amigo, o imunizou e agora está na berlinda com a pessoa que aparentemente é a mais forte do jogo, correndo o risco de deixar a disputa pelo prêmio.

A votação está bastante acirrada e não se pode afirmar qual dos dois continuará na casa. O fato é que independente do resultado desse paredão, Mariza sempre será lembrada como uma mulher guerreira e vencedora na sua vida pessoal e também na sua passagem pelo BBB, para a tristeza dos haters que não conseguem enxergar as inúmeras qualidades que ela possui e o quanto ela é uma mulher admirável. Muitos achavam que ela não duraria nada no programa, a esnobaram, e logo na primeira semana começaram a ver que de fraca ela não tem nada.




Adoro essa imagem que retrata com precisão a passagem dela pelo Big Brother Brasil. Se ela vencer esse paredão será motivo de muita comemoração pra sua torcida, mas caso ela não vença, os haters não percam seu tempo comemorando, porque quando ela sair e descobrir que seu filho está definitivamente na lista da Forbes entre os 30 jovens brasileiros mais influentes do Brasil, seu instinto maternal irá aflorar e ela vai cair na farra pra comemorar muito com a sua família, afinal de contas, esse é um motivo muito mais louvável e de maior relevância pra se festejar do que vencer um BBB, né quereeeedos?!



 Henri Pimpão




[As ideias e opiniões expressas nesta publicação são as do autor e não refletem obrigatoriamente as do Tá Gravado Brasil, nem comprometem a equipe.]