Um Pungente Retrato de Abandono e Horror [Holocausto Brasileiro]


Um genocídio que roubou a dignidade e a vida a 60.000 pessoas. Milhares de crianças, mulheres e homens foram violentamente torturados e mortos, no Brasil, no hospital de doenças mentais de Colonia, em Barbacena, fundado em 1903. 


A maioria foi internada sem diagnóstico de doença mental: eram meninas violadas que engravidaram dos patrões, homossexuais, epilépticos, mulheres que os maridos não queriam mais, alcoólicos, prostitutas, ou simplesmente seres humanos em profunda tristeza.  Sem documentos, sem roupa e sem destino, tornaram-se filhos de ninguém. 


Em "Holocausto Brasileiro", a premiada jornalista de investigação Daniela Arbex resgata do esquecimento esta chocante e macabra história do século XX brasileiro: um genocídio feito pelas mãos do Estado, com a conivência de médicos, funcionários e população, que roubou a dignidade e a vida a 60.000 pessoas."



Livro "Holocausto Brasileiro" de Daniela Arbex

Arrepiante...

Até onde irá a crueldade humana? Será assim tão desatual? Ou hoje em dia continua a existir isto e coisas do género? Talvez impere a visão de "Longe da Vista, Longe do Coração", mas isso resolve os problemas? Certamente é muito mais fácil e cómodo assobiar para o lado e fingir que nada se sabe... mas aí a dúvida cresce... será Desumano ou ser Humano é isso mesmo? 


Cresci, vivo e certamente morrerei com essa interrogação!



Por Bruno Miguel