Francisco, o Papa é Pop!

Eu não sou católica, mas uma figura da igreja que sempre me chamou atenção é o Papa.
Quando eu era criança tinha medo quando via o Papa na televisão, não sei bem porque, talvez por sua expressão séria e carrancuda.
Já quando adolescente vi o Papa João Paulo II pessoalmente, em uma visita a minha cidade de Porto Alegre, ali mudou meu sentimento de medo por admiração, mas continuava achando que Papa é um figura muto austera, muito dura, que pune as pessoas pelos seus pecados.
Papa João Paulo II (1920-2005)
Mudei totalmente a minha visão sobre "Papas" quando em 2013 foi eleito  o papa Francisco, ele me chamou a atenção. Uma vez eleito, não quis usar a cruz de ouro nem o papa-móvel e quebrou o protocolo diversas vezes. 
Sua humildade e humanidade mexeram com a minha cabeça.
O que mais me chama a atenção no Papa Francisco é que ele parece não ter medo de tocar em assuntos polêmicos para a instituição. Seus comentários nesses quase dois anos de papado mostram uma pessoas mais tolerante com os gays, casais divorciados e com a teoria da criação do mundo, que não coloca em lados totalmente opostos ciência e religião e ainda insere na agenda de declarações que buscam a humanização das relações entre os países que vivem em situação de conflito ou oposição, como é o caso de Israel e Palestina e EUA e Cuba.
Sua última declaração me conquistou de vez, ele disse que Adão e Eva é teoria, é fantasia. Amei!
Francisco tornou-se um papa pop - e polêmico. Estaria ele buscando um caminho para uma Igreja Católica mais acolhedora? Mais humana?
Mais maleável?
Dificilmente ele vai conseguir mudar muita coisa na instituição, até porque eu acredito que deva haver muitas resistências dentro da igreja a mudanças. 
A sua preocupação nestes primeiros anos do pontificado deve ser com uma reforma estrutural e ética do Vaticano. Em 2012, a Cúria Romana, órgão administrativo da Santa Sé, foi alvo de denúncias de corrupção, nepotismo e abusos de poder.
Neste aspecto, Francisco promoveu mudanças nos cargos e implantou rígidos processos contra a lavagem de dinheiro visando dar mais transparência às ações. Uma das ações foi a divulgação do primeiro balanço financeiro do Banco do Vaticano, algo até então inédito. 
Com uma presença constante no noticiário, o papa Francisco tornou-se pop e respeitado até por quem não segue a religião católica, como eu, por exemplo, distanciando-se de uma imagem de poder, reconhecendo os erros do sistema e falando sobre temas tabus para a Igreja Católica.

Francisco é um dos papas que mais aproximaram a religião da política. Constantemente fala sobre os conflitos entre Israel e Palestina. Ele defende a criação de um Estado Palestino e ofereceu o Vaticano para sediar um acordo de paz entre representantes dos países, fato inédito.

Papa Francisco

Cartas do papa Francisco abriram caminho para acordo entre os dois países. O pontífice pediu a Obama e Raúl Castro, presidente cubano, que "resolvessem questões humanitárias de interesse comum, incluindo a situação de alguns prisioneiros, para dar início a uma nova fase nas relações".
O Papa chegou a dar declarações como a de que todo católico deve se envolver com a política e de que não adianta colaborar financeiramente com a Igreja e roubar do Estado.
Sobre as interpretações da Bíblia, Francisco afirmou que não se deve fazer uma leitura literal e que “quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas isso não é assim".
Referente aos ataques à sede do jornal de sátiras Charlie Hebdo (cujas charges ironizam o Islã assim como outras religiões) e a um mercado judeu em Paris, na França, mostraram como a rejeição à crença de outras pessoas pode levar à deterioração da sociedade e provocar violência e morte.
Em janeiro deste ano, ele declarou que “as crenças religiosas nunca devem ser alvos de abusos causados pela violência e pela guerra", pregando que a tolerância entre as religiões e que a “liberdade de expressão não dá direito de insultar a fé do próximo”.
Com este comportamento e posicionamento Francisco ganhou o meu amor e o meu respeito, mudou completamente a minha visão sobre "ser Papa" , porque como dizem ele é o representante legal no mundo e Francisco o esta representando muito bem, espalhando amor, respeito, fé e humildade à todos os lugares que passa.
Rezo por ele todos os dias, para que Deus o proteja e que ninguém se atreva a tentar interromper sua missão.
Por Heloisa Bento